segunda-feira, 9 de julho de 2018

MATILDA DE ROALD DAHL




MATILDA LIVRO INFANTIL DE ROALD DAHL

Uma pausa para dar voz a uma menina de 8 anos, Betina Malheiros Horemans, minha neta de 8 anos que queria publicar um resumo do livro Matilda, que leu há vários meses. O relato, gramática, pontuação são feitos por ela. Minha parte foi apenas digitar. Betina não tinha o livro em mãos, portanto o trabalho é fruto de sua memória.


Esse livro infantil conta a história de uma menina de um ano de idade. Os pais só ligavam para aparelhos eletrônicos e TV. Aos dois anos já sabia cuidar de si mesma. Fazia
panquecas sozinha. Todas as tardes, sua mãe ia jogar bingo e Matilda ia à Biblioteca explorar
os livros. Seu irmão ia à escola todas as tardes e o pai ia vender carros roubados por preços altos.
Quando acabou de ler todos os livros infantis partiu para livros adultos de aventura. A Srta. Fleeps ajudava a escolher livros adultos.Quando tinha três anos de idade já sabia ler e escrever.
Foi para a escola quando já tinha cinco anos. A diretora era malvada e na sala dela havia um armário chamado Sufoco onde colocava crianças porque as achava "idiotas". A professora chamava-se Srta. Mel e se importava com cada aluno. As crianças estavam aprendendo a tabuada do dois, quando a professora Mel disse "Daqui a pouco vocês vão multiplicar 987x450!!" "kkkkkkkkk" Então Matilda disse: "O resultado é ... 444.150, acho que é o resultado". A professora Mel ficou perplexa e disse: "Só um minuto". E foi à sala da diretora contar sobre Matilda. No fim da aula, a professora Mel perguntou à Matilda se queria tomar chá com biscoitos na casa dela. Ela aceitou. Chegando em casa passaram pela casa da diretora e a professora contou que era sobrinha da Srta. Taurino, a diretora da escola. Contou que tinha tesouros como uma boneca de porcelana, que ganhara de sua mãe e uma caixa de chocolates que o pai sempre pegava um bom-bom, cortava pela metade e sempre dava o pedaço maior. Matilda disse: "Vamos pegar os seus tesouros." "Não, Matilda." Vocês sabem que  quem já viu o filme sabe que a diretora tinha comprado um dos carros do pai, os quais não duravam mais do que 150 km. O carro quebrou e a Taurino entrou na casa, viu a caixa de chocolates aberta e sentiu o cheiro de criança. Começou o maior bololô dentro da casa. Enfim, Matilda e a professora Mel conseguiram sair sã e salvas!Todas as tardes Matilda ia tomar chá com a professora. Então, Matilda descobriu que tinha poderes. Já que amava a sua professora, resolveu ajudá-la em uma das aulas que teve com a Taurino. Escreveu na losa com seus poderes: Agatha aqui é o Magnus. Magnus era o pai da Srta. Mel, que havia morrido. Agatha devolva os salários de minha abelhinha. Devolva a casa de minha abelhinha. Depois suma daqui, senão apago-a como você me apagou. Então a diretora desmaiou, fora da sala. Crianças pegaram seus lanches e começaram a jogar na diretora. A diretora nunca mais apareceu... Em uma das tardes que Matilda ia à casa da professora o pai foi descoberto pela polícia e foram buscá-la. "Vamos, Matilda, o voo já vai partir. Ela respondeu:"Quero ficar com a senhorita Mel!" "Por que ela iria  te querer?" Srta.Mel disse:"Porque ela é uma criança maravilhosa." Nós não temos documento de adoção ". "Temos sim," "Como?"
"desde que aprendi a tirar xerox. É só assinar. Os pais assinaram e Matilda encontrou uma família feliz com a Srta. Mel.

3 comentários:

Jurema Horemans disse...

Obrigada pelo relato !
Ontem levamos Betina , pela primeira vez , a um sebo , ela esta lendo muito!💋

Unknown disse...

A Betina tem vários talentos em formação , sendo assim esperemos a próxima surpresa.
Bjs

Jurema Horemans disse...

Geraldo José Villarinho Malheiros 💘💋